quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OPINIÃO DO BLOG: POR QUE A SELEÇÃO ESTÁ NO CAMINHO ERRADO!

A afirmação do título nada tem a ver com as derrotas para Alemanha, França e Argentina. Com certos cuidados, sou a favor de jogar sempre contra equipes de qualidade. O problema é bem outro: sem a necessidade de disputar eliminatórias para 2014, o único objetivo do momento deveria ser a Olimpíada de Londres, já no ano que vem. TODOS os jogos até lá deveriam ser da Seleção Olímpica. Essa história de "preparação para a Copa" é, no caso do futebol brasileiro, uma grande bobagem. A nossa experiência histórica mostra que a equipe da Copa se define mesmo um ano antes da competição. Falam muito da Espanha, mas os atuais campeões têm um time-base, aquele cujo uniforme é parecido com o do Bonsucesso, algo impossível na nossa realidade. O fato é que estamos a menos de um ano dos JO e o que nos dá esperança é a galera dos sub-17 e sub-20, que vem fazendo bonito nas suas competições.

RG e Cafú, símbolos para esses garotos? Estamos perdidos...
 Pressionado pelos maus resultados, principalmente o mico pago na Copa América, Mano Menezes se rende e convoca os "rejeitados" Ronaldinho e Marcelo, além de corrigir a inexplicável ausência de Leandro Damião. É claro que estes seriam, hoje, titulares absolutos do escrete Canarinho. Mas qual a filosofia? É ter o melhor time para agora ou montar um para 2012? Me parece que o que se tenta é operar "em paralelo" ambas as frentes, e não acho essa uma boa ideia. Ao menos não vem dando certo, basta consultar o retrospecto recente.

Agora, se RG foi chamado pelo seu futebol, tudo bem. Mas não me venham com essa de que ele vai ser uma espécie de "paizão" dos mais jovens. RG nunca foi líder. Foi o melhor do mundo e ainda é craque. Mas foi mandado embora do Barcelona por ser má influência para Messi. E Cafú, o maior caso de "tartaruga no poste" da história do nosso futebol, não tem nada para aconselhar a esses garotos. Em 2006 estava naquela farra de Weggis (bem como RG) e a sua única manifestação pública foi, após a boa atuação do time "reserva" contra o Japão, dar uma entrevista na qual se escalou,  junto a outros que não estavam jogando nada, para a partida contra Gana. Seu objetivo era brilhar como grande recordista e a imagem que ficou foi de sua atuação bisonha contra a França. Atitude totalmente diferente da de Loco Abreu, que é o grande líder da Seleção Uruguaia mesmo ficando disciplinadamente no banco.

Com "exemplos" como esses, não vamos longe. Mas tenho o palpite de que esses meninos têm luz própria e vão jogar sua bola sem se importar com as bobagens que tentam lhes inculcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário